Ensaios
Sobre a Conexão - Márcia e Marcelo
Hoje eu vou falar de como a empatia é algo muito importante para o meu trabalho. Ela é tão essencial quanto a técnica, o lugar e o equipamento que a gente usa para fotografar.
Um ensaio pode fluir bem pela manhã, a tarde, com pouca luz (com muita também rs), com um equipamento, com outro... mas se a gente não construir uma sintonia, uma conexão com o fotografado, deixando que ele se sinta à vontade, fica muito mais difícil.
Eu falei com a Márcia pela primeira vez poucos dias antes do nosso ensaio. Ao chegar na sessão, eu, ela e o Marcelo nem sequer tínhamos conversado ao vivo... só pelo whatsapp. A gente mal se conhecia.
Mas para contar como foi o ensaio deles, vou falar de algo que aconteceu no final da sessão e que me deixou muito feliz. Assim que acabamos e nos despedimos, quando eu já estava indo para casa, recebi uma mensagem da Márcia no celular:
- Foi maravilhoso o ensaio! Adoramos! Muito obrigadaaa!!!
Além de ficar super feliz, orgulhoso e com aquela sensação dever cumprido, já fui longo pensando: Ué? Eles nem viram as fotos ainda, como adoraram o ensaio? Rsrs
Com certeza, foi isso. Empatia! Mais do que capturar belas imagens, eu procuro criar uma experiência leve e prazerosa para pessoas que fotografam comigo. Trabalho com amor, interesse genuíno nas pessoas e com a alegria e carinho para que antes de cada clique, quem esteja sendo fotografado se sinta confortável. Ai a foto sai naturalmente!
Construir essa conexão com as pessoas faz toda a diferença e acho foi o que a Márcia sentiu... a gente sente mesmo! Um bom papo e muita descontração deixam tudo mais fácil e a gente nem vê o tempo passar. Foi assim com eles e, como sempre, só tenho a agradecer.
Um beijão casal!
Um beijo especial para Ana Cavalcanti Buque design (@anacavalcantibuquedesign), que fez a linda tiara de flores que Marcia usou no ensaio!!